Total de visualizações de página

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Talento na sombra...

Seu nome sequer aparece em livros ou qualquer outro registro, nem mesmo como mulher de um dos mais famosos cientistas e Prêmio Nobel de Física em 1921, autor da Teoria da Relatividade, Albert Einstein. Nas enciclopédias, há referências que o cientista foi casado duas vezes, mas o nome que aparece é o da segunda esposa, Elsa, "que compartilhou fielmente sua vida."
Sabe-se agora,  no entanto, que Mileva Maric foi bem mais do que a primeira mulher e mãe dos dois únicos filhos de Einstein. Vasculhando arquivos, rascunhos e correspondências perdidos no tempo, os cientistas Lewis Pyenson (canadense) e Santa Troemel-Ploetz (alemão) concluíram que o grande cientista deve muito da sua descoberta à companheira.
Física e Matemática como o marido, de quem foi colega e se formou no Instituto Politécnico Suíço em 1990, ela teria participado ativamente das pesquisas de Einstein, auxiliando-o nos complexos cálculos matemáticos sem os quais lhe teria sido impossível concluir e formular a Teoria. Mileva, afirmam agora estes cientistas, é no mínimo, co-autora da Teoria da Relatividade.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário