Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de março de 2011

E o Nobel vai para ...


Numa época de grandes descobertas cientificas uma mulher brilha em meio a uma sociedade declaradamente machista e cheia de preconceitos. Marie Curie nasceu em 7 de Novembro de 1867, em Varsóvia (Polônia). O seu verdadeiro nome era Marya Sklodowska. Foi a ultima dos 5 filhos de um casal de professores. O pai, Wladyslaw Sklodowski, era professor de Física e Matemática do Instituto de Varsóvia. Marie sempre foi uma aluna brilhante. Concluiu o curso secundário em 1883 e não pôde mais continuar os estudos em Varsóvia, por falta de universidade que aceitasse mulheres. Trabalhou como professora e governanta e somente em 1891 conseguiu ir para Paris (França) para continuar seus estudos, na Universidade da Sorbonne.

Foi a primeira mulher a concluir o doutorado em Ciências Físicas e também a primeira mulher a dar aulas na famosa Universidade da Sorbonne. Casou-se com o cientista francês Pierre Curie e teve duas filhas (Irene e Eve). Em 1903, junto com o marido e o cientista francês Henri Becquerel, ganhou o prémio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade e em 1911 ganha o prémio Nobel de Química pela descoberta do rádio. Depois da morte do marido, ela o substituiu como professora de Física na Faculdade de Ciências e, mais uma vez, numa carreira marcada pelo pioneirismo, é a primeira mulher a ocupar tal posto.

Ao longo de seus estudos, escreveu vários artigos científicos sobre a radioatividade. Gozava de elevada estima e admiração de cientistas do mundo todo. Entre os muitos diplomas honoríficos que recebeu com distinção, destacam-se a medalha David da Real Sociedade.

Foi membro do Conselho de Física e também do Comitê de Cooperação Intelectual da Liga das Nações. Em 1921, o presidente dos Estados Unidos, Warren Harding (1921-1923), em nome das mulheres americanas presenteou-a simbolicamente com 1 grama de rádio em reconhecimento aos seus serviços à Ciência.Marie Curie morreu no final dos anos 20, vítima de uma leucemia contraída devido à exposição permanente aos raios radioativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário